Estudo Lingüístico-Cultural sobre o “pairar do Espírito”

 Estudo Lingüístico-Cultural sobre o “pairar do Espírito” em Gn 1.2
Introdução
“A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo,
e de Deus pairava sobre a face das águas o Espírito .” Gn 1.2
 Ato criador de Deus através do “Haja” – cap 1 e 2
 A terra não tinha forma e havia um abismo escuro – 1.2
 O Espírito de Deus pairava sobre as águas – 1.2

Qual a ligação de tal informação em relação ao restante do relato da criação?
Interpretação do versículo
“A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo,
mas de Deus pairava sobre a face das águaso Espírito .” Gn 1.2 (ARC)
 Não existe terra/mundo
 Não existe luz no abismo
 Mas existe água (que é o próprio abismo)

O Espírito de Deus paira sobre a única coisa existente: as águas.
Trecho bíblico

ve ruach 'elohim merachefet al penei hamaim          
           
                                                                      
Significado dos termos “pairar” em Hebraico                                                                                                                                                                                       

Direcionamento Sêmantico Comum
Acepção da raiz de "richef"
Acepção da raiz de "racham"
1
Relacionado a sentimento de medo
tremer, tremor

2
Relacionado a aves e à sua capacidade de voar
voejar, adejar, pairar, ficar, suspenso no ar
Corvo, abutre
3
Relacionado ao poder de flutuar
pairar, ficar suspenso no ar

4
relacionado à maturação do ovo ou do feto
chocar
Ventre materno, útero
5
Relacionado a sentimento materno (e paterno)
sentimento terno, acarinhar
amar, compaixão, ternura

Interpretação de Gn 1.2 a partir das acepções
“ ...e o Espírito de Deus “pairava”, “voejava”, “adejava” sobre a face das águas.”

“ ...e o Espírito de Deus “pairava”, “voejava”, “adejava” sobre a face das águas.”
 Plausível
 Pouca informação

“ ...e o Espírito de Deus “chocava” sobre a face das águas.”
 Estranha aos ocidentais
 Comum aos orientais

Interpretação de Gn 1.2 a partir das acepções
Chocar implica em favorecer de alguma forma a maturação do feto ou encubar o desenvolvimento de um embrião => papel do ventre materno (acepção 4)

Interpretação de Gn 1.2 a partir das acepções
Assim como o feto humano, envolto de água, é encubado no ventre recebendo nutrientes e oxigênio para que seus tecidos sejam formados, o Espírito de Deus chocava a massa sem forma da terra, que estava envolta de água que era o abismo, até que seus elementos fossem tecidos. (Gesenius, Keil & Delitzsch)


Interpretação de Gn 1.2 a partir das acepções

Sl 139.15,16 Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado, e esmeradamente tecido nas profundezas da terra. Os teus olhos viram a minha substância ainda informe...

II Pe 3.5 Pois eles de propósito ignoram isto, que pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste.

Interpretação de Gn 1.2 a partir das acepções
A terra entrou em processo de formação quando o Espírito de Deus pairava sobre as águas e seus elementos foram vivificados através do seu sopro (Keil & Delitzsch).
 Em siríaco usa-se a raiz verbo “richef” para se referir ao momento de quando Eliseu deitou em cima do menino morto ressucitando-o.
 II Rs 4.34 Em seguida subiu na cama e deitou-se sobre o menino, pondo a boca sobre a boca do menino, os olhos sobre os seus olhos, e as mãos sobre as suas mãos, e ficou encurvado sobre ele até que a carne do menino aqueceu.- Esse texto é uma metáfora da criação do mundo (Mathew Henry).

Interpretação de Gn 1.2 a partir das acepções
Eliseu pairou sobre o menino morto, trazendo-lhe à vida pelo sopro = o Espírito de Deus que significa “ar”, “brisa”, “vento”, “ar respirado”, “sopro”, “fôlego”, “espírito (humano ou divino)” trouxe o mundo à existência pelo seu sopro, pelo seu espírito, pela sua palavra.
 Sl 33.6 Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo sopro da sua boca.”
Sl 106.30 Envias o teu fôlego, e são criados; e assim renovas a face da terra.

Atestando a Interpretação no Ambiente do Antigo Oriente
Na Religião ...
Egípcios: tinham uma divindade chamada Knef, de cuja boca saía um ovo que eles interpretavam ser o mundo.
Povos do Mediterrâneo: nos ritos de Baco cultuava-se a um ovo, como sendo a imagem do mundo.

Atestando a Interpretação no Ambiente do Antigo Oriente
Na Literatura ...
Características comuns entre a criação bíblica e as versões dos povos orientais sobre a criação:
(a) Antes da criação do mundo só havia água;
(b) O mundo foi criado a partir da água;
(c) A divindade criadora estava sobre essa água encubando o mundo como se fosse um ovo;
(d) A presença do sopro/fala sendo um fator definitivo para o surgimento dos elementos.
Isso denota que houve uma versão única original sobre a criação vinda da família de Noé e que, conforme a formação dos diversos povos, esses foram construindo suas respectivas tradições e versões diferenciadas sobre a criação, mas mantiveram as idéias centrais da versão original.

Conclusão
Esse estudo contemplou a ação do “pairar” do Espírito de Deus sobre as águas significando “chocar” em dois aspectos:
(a) Encubar nutrindo, fornecer substâncias necessárias para a formação física.
(b) Fornecer fôlego, trazer vida através da palavra.
Ap 3.1-3 Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Isto diz aquele que tem os sete espíritos de Deus, e as estrelas: Conheço as tuas obras; tens nome de que vives, e estás morto. Sê vigilante, e confirma o restante, que estava para morrer; porque não tenho achado as tuas obras perfeitas diante do meu Deus. Lembra-te, portanto, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te.

É necessário o Espírito de Deus “paire” sobre a igreja de duas maneiras:
(a) Nutrindo-a fisicamente, gerando novos nascimentos; crescimento em quantidade (novos crentes).
(b) Doando fôlego, vivificando-a através da Sua Palavra;
Crescimento em qualidade (antigos crentes).

Evangelista Sidnei Heringer da Silva

8 comentários:

  1. Muito boa a interpretação, veio bem a calhar, com o que eu necessitava, do hebraico pairar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante interpretação viu, uma maneira clara, profunda e inspirada e além do mais estudada, gostei e posso até dizer que concordei com está explicação uma vez que afinal as próprias referências bíblicas mencionadas dão peso e veracidade a essas informações

      Excluir
  2. Muito boa a interpretação, veio bem a calhar, com o que eu necessitava, do hebraico pairar

    ResponderExcluir
  3. Contribuiu muito para o desenvolvimento das minhas pesquisas, como abriu minha mente que Deus te abençoe.

    I


    ResponderExcluir
  4. Sensacional,que o Espírito Santo de Deus continue gerando em vc esse desejo de nos fazer conhecer a sua PALAVRA.
    Um abraço mano.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito me ajudou bastante a entender

    ResponderExcluir